O edital 01/2024 da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, de Pedra Lavrada, prevê no título do chamamento, no objeto 1. “este edital tem por finalidade reconhecer e aprovar PROJETOS ou PROPOSTAS, ligado a cadeia produtiva da CULTURA de Pedra Lavrada, contemplando produções artísticos-culturais que promovam a valorização e preservação do patrimônio cultural, histórico e ambiental do município de Pedra Lavrada, em conformidade com o art 2º da POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC”.
Também, na introdução do chamamento e edital, prevê: “(…) tem o objetivo de contemplar produtores e fazedores de cultura local e regional com iniciativas artísticas e culturais voltadas, PRIORITARIAMENTE, a promover a proteção ambiental e estruturação da Rota Turística Cultural Caminhos da Caatinga conforme Lei Estadual 13004/2023 e seguindo as Metas do Plano de Ação nº 30882120230005-015669 submetido e aprovado pelo Ministério da Cultura”.
A proposta em recurso, Desvendando Pedra Lavrada: A Princesinha do Seridó, tem grande valia, é bem preparado e direcionado, bem como seu retorno cultural para o município é extremamente importante.
Em contraponto, a proposta Caminhos da Caatinga: Pedra Lavrada, prevê o que é “pedido” no edital
O projeto ” Caminhos da Caatinga: Pedra Lavrada ” tem como objetivos:
GERAL: Construir um curta metragem sobre rotas turísticas, culturais e ecológicas da cidade de Pedra Lavrada.
ESPECÍFICOS:
1. Realizar mapeamento de atores de desenvolvimento locais e a rede de serviço dos municípios.
2. Dar visibilidade às comunidades locais, destacando suas tradições, artesanatos, gastronomia e expressões culturais.
3. Sensibilizar o público sobre a importância da preservação do bioma da Caatinga e dos ecossistemas locais.
4. Incentivar o desenvolvimento econômico local por meio do turismo responsável e da geração de emprego e renda.
5. Capacitar jovens na área de turismo, cultura e desenvolvimento socioambiental.
AVALIAÇÃO
PRINCESINHA DO SERIDÓ
1. *Excelência, originalidade e relevância da proposta* (0 a 10 pontos): Avalia o conteúdo, a concepção inovadora e a capacidade de suprir uma necessidade da comunidade, com descrição clara da execução. (10)
2. *Efeito multiplicador da proposta* (0 a 10 pontos): Considera o interesse público, a importância da ação, o desenvolvimento cultural local e a capacidade de formar parcerias. (09)
3. *Potencial realização do proponente e da equipe envolvida* (0 a 10 pontos): Análise do currículo e da capacidade de execução comprovada. (08)
4. *Compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas* (0 a 10 pontos): Avaliação da coerência entre a equipe técnica e as atividades descritas no projeto. (08)
5. *Trajetória artística e cultural do proponente* (0 a 10 pontos): Consideração da carreira do proponente com base em currículo e comprovantes. (08)
6. *Contrapartida* (0 a 10 pontos): Avaliação do interesse público da contrapartida proposta pelo agente cultural. (10)
CAMINHOS DA CAATINGA
1. *Excelência, originalidade e relevância da proposta* (0 a 10 pontos): Avalia o conteúdo, a concepção inovadora e a capacidade de suprir uma necessidade da comunidade, com descrição clara da execução. (10)
2. *Efeito multiplicador da proposta* (0 a 10 pontos): Considera o interesse público, a importância da ação, o desenvolvimento cultural local e a capacidade de formar parcerias. (10)
3. *Potencial realização do proponente e da equipe envolvida* (0 a 10 pontos): Análise do currículo e da capacidade de execução comprovada. (10)
4. *Compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas* (0 a 10 pontos): Avaliação da coerência entre a equipe técnica e as atividades descritas no projeto. (10)
5. *Trajetória artística e cultural do proponente* (0 a 10 pontos): Consideração da carreira do proponente com base em currículo e comprovantes. (09)
6. *Contrapartida* (0 a 10 pontos): Avaliação do interesse público da contrapartida proposta pelo agente cultural. (10)
A pontuação máxima total é de 60 pontos.
A produção de um curta-metragem que irá destacar as rotas turísticas, culturais e ecológicas da cidade e a capacitação de jovens nas áreas de turismo, cultura e desenvolvimento socioambiental. A região da Caatinga é rica em biodiversidade, cultura e história, porém ainda é pouco conhecida e explorada por turistas e pela sociedade em geral. O curta-metragem e a capacitação serão ferramentas poderosas para promover o turismo sustentável, a valorização cultural local e a conscientização ambiental, mostrando a beleza e a importância desse ecossistema único. O público-alvo do projeto inclui: a comunidade local de Pedra Lavrada, escolas e instituições de ensino na utilização do material audiovisual para recurso pedagógico, gestores públicos e órgãos governamentais, empreendedores locais, turistas nacionais e internacionais interessados em ecoturismo e cultura regional, além de jovens do município beneficiados pela capacitação.
DEPARTAMENTO DE CULTURA
LINK DA MATÉRIA https://getpublic.inf.br/system/publicacao/materia/20240925112305/?link=PMPL