História de Pedra Lavrada/PB

Pedra Lavrada é um município brasileiro localizado no interior do estado da Paraíba- região imediata de Cuité-Nova Floresta, mais precisamente na microrregião Seridó oriental do estado. Existem menções na literatura que citam a localidade já em 1760, sendo uma das mais antigas povoações da região. O nome da cidade é derivado de uma arte rupestre, a Itacoatiara que traduzido do tupi para o português tem-se pedra riscada/talhada – lavrada. Esta denominação foi inspirada em um sítio arqueológico localizado atualmente no Complexo Arqueológico Cantagalo, a Pedra de Retumba, bloco rochoso com mais de 300 figuras rupestres pictogravadas, sendo uma referência para viajantes, pesquisadores e moradores local.

Uma das marcas do município é sua riqueza mineral, que faz muitas pessoas referenciá- la como A Terra do Minério. Isto vem pela grande variedade de minérios e rochas que compõem o subsolo da cidade. Aqui são encontradas a mica, feldspato, berilo, quartzos, calcedônia, entre outros, e empregam boa parte dos moradores com sua extração.

Também é uma marca do município a grande quantidade de ocorrências pré-históricas.
Atualmente são 45 sítios arqueológicos com várias tradições e datações distintas.

Elaboradas pelos nativos, temos pinturas que datam de 8.000; 5.000 e 2.000 anos atrás, isso mostra que há milhares de anos essa terra já era habitada. Também são encontradas ferramentas líticas utilizadas pelos indígenas Tarairiú, provavelmente.

Além disso, localizamos no município sítios paleontológicos, que são locais onde encontram-se materiais fossilizados, como por exemplo, ossos da preguiça gigante e do mastodonte – animais que viveram nesta região há pelo menos 30.000 anos.


Sua emancipação política aconteceu em 1959, sendo desmembrada do município de Picuí através de uma organização política que se articulou para esta finalidade. Destaca- se o empenho de João Cordeiro Sobrinho e Eugenio Vasconcelos, líderes locais, e Antonio Bezerra Cabral, deputado estadual.


Seus símbolos oficiais são sua Bandeira, Brasão e Hino. Sendo destacados pelos povos pré-cabralianos, pelo minério e algodão.

O município é composto por uma grande zona rural, que se divide em dezenas de denominações, a maior quantidade é situada na parte leste da zona urbana, que também conta com o distrito Cumarú, importante na educação, economia e cultura da cidade.

A economia sempre foi baseada na agricultura, pecuária e mineração. A cultura do algodão foi muito forte e marcou gerações, sendo uma das principais culturas econômicas reforçadas pela revolução industrial, empregando pobres e ricos de todo nordeste – inclusive Pedra Lavrada, todavia hoje é marca na história do município. A mineração, no entanto, ainda faz parte do dia-a-dia do lavradense e traz vários significativos para a cultura popular. Atualmente é visto que a agricultura familiar, irrigada com poços artesianos, pecuária bovina/caprina e mineração são meios econômicos mais percebidos.


Novas atividades econômicas estão se desenvolvendo, como o turismo. A cidade é rica em atrativos para lazer, conhecimento geral e popular - fauna, flora e eventos urbanos.

Os pontos turísticos mais visitados são a Serra das Flechas, Complexo Cantagalo, Rio Seridó, Centro Histórico e os sítios espeleológicos (cavernas naturais e artificiais). Nas rotas encontramos muito da originalidade de nosso povo, aprendemos muito sobre nosso bioma e localização e podemos desfrutar das riquezas naturais que abençoam esta terra. Na cidade encontramos barzinhos e trailers que nos serve bebidas e petiscos enquanto apreciamos a beleza de nossa praça e a imponente igreja matriz de Nossa Srª da Luz.


São festas tradicionais de Pedra Lavrada:
Festa de Emancipação Política (13/01);
Festa de Padroeira (27-02/01-02);
São João Antecipado (12-14/06);
Festa do Minérios (05/11).

Conheça Pedra Lavrada-PB


IAN VICTOR SILVA CORDEIRO SOUTO
DEPARTAMENTO DE CULTURA E TURISMO
cultura@pedralavrada.pb.gov.br
83 9 8180-1832

Endereço
Rua Estudante Eliomar Cordeiro de Souza, 99
CEP: 58.180-000
CNPJ:
08.740.466/0001-35
Telefone
(xx) x-
Atendimento
Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 13:00 horas.
Brasão Rodapé
Newsletter