Prefeito Jarbas Melo realizou uma audiência com representantes do Banco do Nordeste (BNB) , Representantes da Câmara Municipal para a quitação de dividas dos produtores de Pedra Lavrada .
Foi realizado nesta quinta-feira, 25 de outubro, no auditório do Centro Profissionalizante, a solenidade de assinaturas do Termo de Liquidação e Renegociação das dívidas rurais do PRONAF do município de Pedra Lavrada-PB.
O documento foi assinado pelo prefeito Jarbas de Melo Azevedo e o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Paraíba, Wesley Mácio Gonçalves Maciel. A parceria da prefeitura e o Banco do Nordeste foi concretizada após a aprovação do projeto de Lei municipal nr. 007/2018, de 11 de outubro de 2018, que autoriza o poder executivo regularizar dívidas com liquidações e renegociações de 57 famílias de agricultores familiares de Pedra Lavrada-PB, junto ao Banco do Nordeste.
A Lei municipal é o complemento as leis federal 13/340/16 e a 13.606/18, que permite liquidações das operações de crédito com descontos de até 95% e renegociações de dívidas com pagamento de apenas 1% do saldo devedor para as operações contratadas até 30 de novembro de 2011. Com isso a prefeitura de Pedra Lavrada assumiu o ônus no pagamento da diferença e vai possibilitar a regularização das dívidas que pode chegar ao montante de R$ 630.000,00. Além disso, O Banco do Nordeste junto com a Emater local e a secretária municipal de agricultura, recolheram os termos da adesão assinado pelos agricultores para renegociação das operações de crédito que foram contratadas entre 2012 e 2016. Segundo o superintendente do BNB Wesley Maciel, o objetivo do banco com o apoio da prefeitura é “zerar” o endividamento rural e habilitar os produtores para a tomada de novos créditos e novos investimentos no município de Pedra Lavrada.
Por sua vez, o prefeito Jarbas de Melo disse da satisfação em receber a visita do superintendente do banco no seu município e ressaltou a prioridade na decisão de enviar o projeto de Lei para votação na câmara dos vereadores, mesmo sabendo que o municipio se encontra numa situação financeira difícil devido à crise econômica e a queda no repasse dos recursos para a prefeitura. O evento foi bem prestigiado pelos agricultores e contou também com as presenças do vice prefeito João de Deus Barros do presidente da Câmara Municipal, Erivonaldo Macedo, da Vereadora Cleinha Solon ,dos secretários de Infraestrutura jojo , do Chefe de Gabinete Alex Melo , de Administração Djalma, de agricultura Libanio , de Educação Silvania Brito , do Representante da EMATER Anaelson Costa ,do gerente geral do BNB de Picui, Adoniran Crispiano, do agente de desenvolvimento do BNB José Vicente de Melo, do gerente de governo da superintendência do banco Silvio Marcos e da agente de desenvolvimento Adelma Maris