Com atenção às famílias que dependem da agricultura para sustento, o prefeito de Pedra Lavrada, Tota Guedes assinou, na última sexta-feira (06), um termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2024/2025. O programa busca remunerar os agricultores em caso de perdas nas produções causadas pela alteração climática.
Divulgado nas redes sociais da prefeitura, o anúncio do convênio é mais um dos compromissos de Tota Guedes com as famílias que dependem da agricultura para sobreviver. A iniciativa integra uma série de ações sociais promovidas durante seu terceiro mandato à frente do município.
“A assinatura desse termo demonstra a atenção da gestão municipal com o homem e a mulher do campo. Estamos aqui para garantir que nossos agricultores possam trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que, em momentos difíceis, terão o suporte necessário”, garantiu Tota Guedes.
O Programa Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Para ter direito ao Garantia-Safra, o agricultor familiar deve, possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, e plantar entre 0,6 e 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.