Na manhã desta terça-feira (19), representantes de diversas secretarias municipais, instituições e entidades se reuniram no auditório do CRAS para alinhar as ações do Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural, que será realizado no próximo dia 18 de setembro, na Escola Graciliano Fontini Lordão.
O encontro contou com a participação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Ação Social, Educação, Esportes, Chefia de Gabinete, além da EMPAER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Poder Legislativo, Cartório, Associação Pai Manoel, entre outras instituições locais. Também estiveram presentes representantes do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), parceiros na execução do projeto.
A ação faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que tem como objetivo ampliar o acesso a serviços essenciais e garantir cidadania às mulheres do campo.
No dia do mutirão, serão ofertados diversos atendimentos, incluindo:
- Emissão de RG (1ª e 2ª via) a partir de 10 anos;
- Carteira de Trabalho Digital e recuperação de senha gov.br;
- Emissão e entrega do CAF pela EMPAER;
- Renegociação de dívidas por meio do Desenrola Rural e acesso a políticas de crédito rural via BNB;
- Orientações sobre aposentadoria rural e benefícios do INSS;
- Distribuição de absorventes do programa Dignidade Menstrual, pelo Departamento da Mulher e Diversidade Humana;
- Serviços do INCRA como CCIR e ITR;
- Palestras sobre direitos humanos com a ONG Casa Pequeno Davi;
- Serviços municipais como alistamento militar, CadÚnico, atendimentos de saúde, entre outros.
A ação busca promover cidadania, inclusão social e fortalecimento das políticas públicas voltadas para o campo, mantendo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento e o bem-estar da população.