A programação da 1ª Semana do Meio Ambiente em Pedra Lavrada teve continuidade nesta terça-feira, 3 de junho, com atividades educativas conduzidas pela professora Adriana Meira, pelo servidor técnico Danilson Correia e pelo mestrando Ivson Sousa, integrantes do Grupo de Pesquisa Educação em Solos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A convite do secretário municipal de Meio Ambiente, Walter Vasconcelos, os representantes da UFCG participaram de uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e ao estímulo do interesse científico entre os estudantes do município.
Durante a manhã, estudantes da Escola Estadual Graciliano Fontini Lordão participaram de uma Trilha Ecopedagógica, onde foram abordados temas como intemperismo, geodiversidade, afloramentos rochosos e tipos de solos predominantes na região, como os Neossolos e Cambissolos.
No período da tarde, na Escola Municipal Maria Elenita, foi realizado um Carrossel Pedológico, composto por três estações interativas:
- Exposição Solos do Brasil
- Laboratório da Vida do Solo
- Mostra de Rochas e Minerais com Oficina de Geotinta
As atividades proporcionaram uma vivência prática e interdisciplinar sobre os solos, com abordagem lúdica e científica voltada tanto para estudantes quanto para educadores.
Segundo a professora Adriana Meira, ações como essas evidenciam a demanda crescente de diferentes setores da sociedade pela popularização do conhecimento sobre o solo e sua importância na preservação ambiental e na sustentabilidade.
A participação da equipe da UFCG fortalece o caráter formativo da Semana do Meio Ambiente, que teve início na segunda-feira, 2 de junho, e segue com atividades até a sexta, 6 de junho, envolvendo escolas, comunidades e instituições locais.