• Início
  • Notícias
  • Município realiza 80 mamografias em parceria com a ONG “Amigos do Peito”

Município realiza 80 mamografias em parceria com a ONG “Amigos do Peito”

Data da Notícia: 13 de outubro, 2015
Última Modificação: 13 de outubro, 2015
Autor:

Pedra Lavrada promove “dia Municipal de Combate ao Câncer de mama” e  realiza 80 mamografias em parceria com a ONG “Amigos do Peito”

 

 

O Município de Pedra Lavrada, através da Secretaria Municipal de saúde e em parceria com a ONG “Amigos do Peito”, promoveram juntos no último dia 08 de outubro um grande dia de atividades, com foco na intensificação da prevenção ao câncer de mama e realizaram 80 mamografias destinadas a mulhres entre 50 e 69 anos.

A ONG “Amigos do Peito” roda o Brasil inteiro realizando mamografias em mulheres na faixa de 50 a 69 anos, independentemente de apresentar sintomas ou não do câncer de mama. As mamografias são feitas de maneira preventiva, para rastrear os possíveis casos de câncer de mama.

Durante todo o dia da última quinta-feira (08/10), foram realizadas mamografias na Unidade Móvel de Mamografia. Pedra Lavrada foi contemplada com 80 exames de mamografias, que foram distribuídas nas zonas urbana e rural, de acordo com o número de mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

A triagem inicial foi realizada pela Secretaria municipal de Saúde, que através das UBS e PSFs identificaram a demanda e dividiram as mamografias entre as comunidades de Cumarú, para UBSF Dina de Azevedo Melo, onde 24 usuárias foram beneficiadas com a realização do exame de mamografia grátis; Para a comunidade Tanquinhos, onde foram beneficiadas 23 mulheres, usuárias da UBSF Gregório Simplício da Costa e a Zona Urbana recebeu 35 mamografias que foram direcionadas para as usuárias da UBSF Benildes Medeiros Fernandes, todas as mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde ou que apresentou algum sintoma característico, quando em consulta clínica anterior com o médico das referidas unidades.

A Unidade Móvel de Mamografia ficou localizada no Centro ad Cidade, onde o acesso foi estratégico, para que as mulheres tivessem transito livre entre o PSF Benildes e a Unidade Mista de Saúde, caso precisassem de algum atendimento especial.

 A ONG “Amigos do Peito” realizou triagem especial e contou com a ajuda das equipes de saúde do município.  A previsão do recebimento das mamografias é em média 30 dias e serão encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que as encaminharão para as UBSF e todas as mulheres serão convocadas a receberem as suas mamografias, que deverão ser apresentadas ao médico Do seu referido PSF e se caso, em alguma mamografia, de alguma usuária for identificada qualquer alteração, essa usuária será encaminhada prontamente para a médica mastologista.

 

“Todos nós que fazemos a saúde do município de Pedra Lavrada estamos bastante satisfeitos com o apoio e a grande parceria da ONG “Amigos do Peito”, sozinho, com certeza o município não teria condições de proporcionar todos esses exames e com certeza as mulheres que hoje estão sendo beneficiadas perderiam essa chance de diagnosticar mais cedo qualquer alteração, posso dizer também, que  estamos nos sentindo prestigiados, pela tão grande participação de toda a população lavradense, seja da zona urbana, como a zona rural, o comparecimento foi muito expressivo e isso nos alegra muito, pois durante todo o ano nós trabalhamos a prevenção do câncer de mama, mas outubro é o mês dedicado a intensificação dessas ações e desde o primeiro de outubro, até o próximo dia 30 estaremos com todas as forças unidas no emprenho de multiplicar e melhorar cada dia mais as nossas ações de combate ao câncer de mama, eu só tenho a agradecer a todos os profissionais envolvidos e a população que está nos apoiando em massa” disse o Secretário de Saúde Cléviton Cordeiro

 

 

Acompanhe
nosso instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: ID de feed inválida.