O Orçamento Participativo é um importante espaço de debate e definição dos destinos da Cidade. Nas audiências públicas realizadas, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do Orçamento da Prefeitura.
Como funciona:
As audiências públicas do Orçamento Participativo é um processo de participação da sociedade na gestão da cidade, baseado na ampliação da transparência e do controle sobre a arrecadação e aplicação dos recursos públicos.
Nas reuniões programadas para as comunidades, a população se reúne previamente, em grupos de no mínimo dez pessoas, para indicar cinco obras e ações. Em seguida, na plenária regional, os participantes votarão em três das ações credenciadas na etapa anterior, gerando uma lista com as prioridades da sua microrregião.
Para que o Orçamento seja mais participativo, a administração municipal realiza uma enquete, através do portal da prefeitura, sobre as prioridades na elaboração da LDO para dar um ponto de partida a administração para elaboração do Orçamento de 2024. Os interessados podem participar da enquete abaixo: