O Conselho Municipal de Assistência Social de Pedra Lavrada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do município, realizou na última quarta-feira (18), a 8° Conferência Municipal Democrática de Assistência Social, um momento muito importante para debater as propostas da assistência social.
O evento foi realizado no auditório do CRAS e contou com a presença de autoridades municipais: Silvania de Brito Dias – Secretária de Educação; Carlos Libânio de Vasconcelos – Secretário de Fomento, Irrigação e Desenvolvimento Rural; Pedro Higor Silva Oliveira – Chefe de Gabinete; e Ubiratan Ferreira Dantas – Diretor de Esportes.
A conferência também reuniu gestores escolares, professores, mães das crianças e adolescentes usuárias e profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, beneficiários do programa Bolsa Família, além dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e da Secretaria Municipal de Assistência Social, e os (as) adolescentes que compõem o NUCA (Núcleo de Cidadania dos adolescentes do nosso município). O evento também contou com uma belíssima apresentação do grupo Abadá-Capoeira, que é um dos belos resultados das oficinas oferecidas pelo serviço, que vem revelando ao município talentos, num trabalho social e cultural muito importante.
Após a formação da mesa de honra, todos se colocaram de pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a Secretária de Assistência Tânia Rosângela deu inicio falando da importância deste momento, acrescentando que os atrasos e cortes nos recursos federais sofridos pela Assistência Social é uma constante, “por isso é muito importante a participação da sociedade para reivindicar nossos direitos”.
Dando continuidade o Chefe de gabinete o senhor Pedro Higor Silva Oliveira fez uso da palavra e enfatizou da importância deste momento para a sociedade e justificou a ausência do Prefeito Jarbas Melo em decorrência de uma viagem do mesmo a Brasília-DF.
Na sequencia a senhora Mariedgena Silva Oliveira iniciou sua fala com uma citação de Ulysses Guimarães em seu discurso de promulgação da nossa constituição, onde disse que a constituição “Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados. É caminhando que se abrem os caminhos. Ela vai caminhar e abri-los. Será redentor o caminho que penetrar nos bolsões sujos, escuros e ignorados da miséria”. Mariedgena disse “nesse dia nos reunimos para discutir formas de tornar efetivo aquilo que já nos garante a constituição, pois a Assistência Social não é esmola, nem caridade dos bons, é um direito do povo de nossa nação, não devendo ser compreendido de outra maneira que não essa”.
E ao final de sua fala declarou aberta a VIII Conferência de Municipal Democrática de Assistência Social.
Em seguida todos assistiram a uma belíssima apresentação do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCVF ABADÁ-CAPOEIRA.
E após a apresentação a conferencista do evento, Rejane Miranda, deu início às discussões abordando em sua fala a “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, as discussões deste processo de conferência traz o enfoque para a garantia da manutenção dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios da Assistência Social no município, para realização do debate a plenária foi dividida em 03 grupos, os quais trabalharam os seguintes eixos:
- Eixo 01 – Direito do Povo;
- Eixo 02 – Financiamento Público;
- Eixo 03 – Participação Social.
Foram elaboradas propostas com vistas a garantir a continuidade do Sistema Único de Assistência Social, também foram escolhidos dois delegados que irão representar o município de Pedra Lavrada na Conferência Estadual Democrática de Assistência Social, que será realizada em João Pessoa nos dias 25 e 26 de Novembro deste ano.
- Delegado: Mariedgena Silva Oliveira
- Suplente: Maria do Carmo de Lima
- Delegado: José Antônio Virgolino de Barros
- Suplente: Erinaldete Suênia Santos Azevedo