• Início
  • Notícias
  • Prefeitura de Pedra Lavrada distribui vacinas gratuitas para combater a Febre Aftosa

Prefeitura de Pedra Lavrada distribui vacinas gratuitas para combater a Febre Aftosa

Data da Notícia: 26 de novembro, 2019
Última Modificação: 26 de novembro, 2019
Autor:

Para garantir e controlar a saúde do rebanho bovino de Pedra Lavrada, o prefeito, Jarbas Melo, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura distribuiu vacinas além de disponibilizar o responsável em aplicá-las. A ação se perpetua desde 2017 e anualmente durante as campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa, a gestão municipal segue com a iniciativa.

“A doação da vacina contra febre aftosa é uma demonstração do quanto estamos preocupados com o pequeno produtor rural, reafirmando o compromisso do município com todos os criadores para protegerem seus rebanhos. A prevenção contra a febre aftosa é um empenho integrado entre estado, município e produtor rural.” Afirmou o prefeito, Jarbas Melo.

 

Doença – A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Sua transmissão se dá pelo contato entre animais doentes e sadios, mas o vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entrarem em contato com os animais doentes. Os principais sintomas são febre, vesículas e úlceras na boca, patas e nas tetas, perda de apetite, salivação e manqueira. Ocorre também redução da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. Pode haver mortes principalmente em animais jovens ou debilitados.

Acompanhe
nosso instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: ID de feed inválida.