• Início
  • Notícias
  • SEMAM de Pedra Lavrada divulga linha do tempo das atividades desenvolvidas em 2025

SEMAM de Pedra Lavrada divulga linha do tempo das atividades desenvolvidas em 2025

Data da Notícia: 17 de dezembro, 2025
Última Modificação: 17 de dezembro, 2025
Autor:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) de Pedra Lavrada desenvolveu, ao longo de 2025, uma série de ações voltadas à gestão ambiental, educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento das políticas públicas do setor. As atividades envolveram parcerias institucionais, participação em eventos técnicos e a execução de projetos no meio urbano e rural do município.

A seguir, o secretário de Meio Ambiente Walter Vasconcelos apresentou uma linha do tempo com os principais registros das ações realizadas pela SEMAM durante o ano.


Fevereiro

 

O mês marcou o início da atual gestão da SEMAM, com a nomeação do secretário municipal. Ainda em fevereiro, foi realizada a primeira reunião de planejamento do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) do antigo lixão, etapa inicial para a requalificação ambiental do espaço.


Março

 

Em março, tiveram início os trabalhos do PRAD, com a supressão de espécies exóticas e a retirada de resíduos aparentes em toda a área do antigo lixão. No campo da educação ambiental, a SEMAM promoveu palestras de formação sobre gerenciamento de resíduos sólidos na Escola Cidadã Integral Graciliano Fontini Lordão, além de uma palestra sobre o Cumaru na comunidade Pai Manoel, acompanhada da distribuição de mudas.

O mês também contou com a participação da secretaria na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, em João Pessoa.

 


Abril

Durante abril, a SEMAM participou do 2º Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba e da Conferência Municipal de Saúde. O município recebeu ainda a doação de 3.000 mudas de espécies nativas da empresa do Consórcio CTG/GEL do Brasil, destinadas à arborização e à distribuição à população.

Outro destaque foi a execução do Projeto Amigo da Natureza, com palestras, distribuição e plantio de mudas nas zonas urbana e rural, além de ações em unidades básicas de saúde.


Maio

No mês de maio, a secretaria participou do 2º Fórum Brasil das Águas, realizado em João Pessoa. Também foi realizada uma visita de fiscalização ao Açude do Caldeirão, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Palmeira.

Ainda nesse período, foi implantado o Laboratório Vivo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ampliando as ações de educação ambiental no município.


Junho

Junho foi marcado pela realização da Semana Municipal do Meio Ambiente, com plantio e distribuição de mudas, palestras e atividades educativas em escolas. O mês também registrou a assinatura da Lei Amigo da Natureza e a entrega do Selo “Município Amigo da Natureza” pelo Ministério Público Estadual.


Julho

Em julho, foram executadas ações de limpeza na área do lixão localizada no açude da prefeitura e iniciado o processo de implantação do Laboratório Vivo na escola da comunidade Tanquinhos. O PRAD do antigo lixão contou com a realização de mutirões.

As atividades educativas incluíram o Projeto Horta na Escola, na ECI Graciliano Fontini Lordão, e uma palestra sobre a Caatinga, realizada em parceria com a empresa IV Guindaste.


Agosto

No mês de agosto, a SEMAM participou da Audiência Pública em Defesa dos Animais na Câmara Municipal de Pedra Lavrada. A secretaria também esteve presente nas comemorações do aniversário da Escola Maria Elenita, com palestra educativa e plantio de mudas.

O período contou ainda com mutirões do PRAD do lixão e com a aprovação da lei que institui a Política Municipal do Meio Ambiente, cria o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e o Fundo Municipal de Meio Ambiente.


Setembro

As ações de setembro incluíram a participação no III Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente e na Comissão dos Direitos dos Animais. O município recebeu a Comenda Município Sustentável, concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

A SEMAM também participou de audiências públicas em defesa dos animais nas câmaras municipais de Pedra Lavrada e Nova Palmeira, além de organizar o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o INCRA.

O mês registrou ainda novos mutirões do PRAD do antigo lixão e uma reunião com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.


Outubro

Em outubro, foram realizados novos mutirões do PRAD do antigo lixão, além da recepção de técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para acompanhamento e apresentação das ações do projeto.

A secretaria participou da Comissão do Selo UNICEF, promoveu visitas técnicas ao Jardim Botânico da UEPB e ao Instituto Nacional do Semiárido (INSA), além de palestras educativas sobre a importância do clima, desenvolvidas pelo NUCA. A SEMAM também integrou a programação da Jornada Produtiva do Município.


Novembro

No mês de novembro, a SEMAM participou da Conferência da Primeira Infância e realizou palestras de educação ambiental com alunos da Educação de Jovens e Adultos (AJA). O período foi marcado ainda pela aprovação da lei que institui o Licenciamento Ambiental no município e pela continuidade dos mutirões do PRAD do antigo lixão.


 

As ações desenvolvidas ao longo de 2025 demonstram o conjunto de iniciativas executadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, envolvendo planejamento, educação, legislação ambiental e recuperação de áreas degradadas, com foco na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida da população de Pedra Lavrada.

Acompanhe
nosso instagram
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.