O prefeito Tota Guedes sancionou a Lei nº 404/2025, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Associação Mulheres de Peito, entidade sem fins lucrativos que atua no apoio ao diagnóstico e tratamento de câncer, especialmente na saúde da mulher. A lei de autoria do Poder Executivo foi aprovada pelos vereadores na sessão da última quarta-feira (11) e sancionada no dia 13 de junho.
Com a nova legislação, o município está autorizado a repassar mensalmente o valor correspondente a um salário-mínimo à associação, a título de subvenção social. O objetivo é custear despesas com atendimentos médicos especializados na área de oncologia para mulheres do município. A parceria tem validade por tempo indeterminado, e os repasses estarão garantidos através das dotações previstas no orçamento municipal.
Ao sancionar a lei, o prefeito Tota Guedes destacou que a iniciativa representa um avanço significativo na política de cuidado e prevenção no município.
“Estamos firmando uma parceria que tem um impacto direto na vida das mulheres de Pedra Lavrada. Sabemos da importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento especializado. Esse convênio é mais uma ação que prioriza a saúde, o cuidado e a dignidade das mulheres lavradenses,” afirmou o prefeito.
Durante a votação na Câmara Municipal, a presidente da Casa, vereadora Andrezza Dantas (União Brasil), destacou que a associação já possui uma atuação relevante na região e citou casos recentes de mulheres que realizaram mamografias por meio da parceria.
“Só nesta semana, sete mulheres fizeram mamografia. Outro dia foram quatorze, e três delas foram diagnosticadas, já conseguiram cirurgia e estão na fase final do tratamento. Então, essa parceria é extremamente importante,” destacou.
A vereadora Rossana Costa (União Brasil) também enfatizou que o convênio amplia os cuidados já realizados nas campanhas de saúde, como o Outubro Rosa, e estimula as mulheres a buscarem atendimento especializado.
“Essa ONG vem dar um suporte ainda maior para a nossa rede municipal de saúde, fortalecer esse vínculo e estimular que as mulheres se cuidem, busquem atendimento e consigam um diagnóstico precoce, que é fundamental para salvar vidas. É um prazer para nós que estamos aqui aprovar projetos como esse, que trazem melhorias para nossa comunidade, especialmente para as mulheres do nosso município.” afirmou.
O projeto foi aprovado de forma unânime, com 7 votos favoráveis, e representa mais uma ação da gestão municipal voltada para a promoção da saúde, prevenção e cuidado com as mulheres de Pedra Lavrada.