Dengue, Zica, chikungunya, síndrome de Guillain-Barré, são algumas das doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito da dengue Aedes Aegypti.
As gestantes devem se preocupar com a proteção individual.
Além do uso de repelentes, o Ministério da Saúde também orienta que as gestantes atentem para buscar em suas residências focos do mosquito Aedes Aegypti e que esses focos sejam exterminados. Outra orientação importante, é o uso de roupas que cubram as partes descobertas do corpo das gestantes, como blusas de mangas longas, calças e o uso de meias, para cobrir as pernas, ainda de primordial importância também é telas em todas as janelas, entradas de ar da casa ou trabalho e em ralos de banheiros e pias.
Além da luta pelo fim dos focos do agente transmissor, o mosquito Aedes Aegypti, surge uma preocupação sobre a liberação do uso de repelentes pelas gestantes, proibidas de utilizar grande parte de medicamentos também por conta dos riscos de problemas na formação do feto.
A orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que cada gestante procure o seu obstetra, que deverá indicar um repelente de acordo com a peculiaridade de cada paciente, que pode ter alergia a determinada substância. Mesma recomendação da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)- RCD 19, de abril de 2013, que dispõe sobre os requisitos técnicos para a concessão de registro de produtos cosméticos repelentes de insetos, e que diz: “para uso durante a gravidez e amamentação, consulte um médico.
O Ministério da Saúde, lançou nota informando que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as marcas comerciais disponíveis no Brasil podem ser utilizadas com segurança pelas gestantes.
Seguem algumas dicas importantes, que devem ser seguidas para maior segurança da eficácia dos repelentes e ainda, para a tranqüilidade das gestantes:
– Ter cautela quanto ao uso do repelente. Não precisa tomar banho e espalhar o repelente no corpo inteiro!
– No caso de repelente spray, ele pode ser borrifado por cima da roupa, como se fosse um perfume.
ORIENTAÇÕES:
Depois de tomar banho, pode colocar todos os cremes que usa normalmente, como hidratantes, protetor solar, maquiagem e só depois colocar o repelente em quantidade necessária para cobrir toda a parte do corpo desejada (mãos, braços, pernas, ombros);
Usar o repelente apenas em áreas que ficam expostas, evitar o rosto (exceto se o repelente for próprio para o rosto), evitar a área dos olhos e a mucosa.
A MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS AÇÕES É NÃO DEIXAR O MOSQUIDO DA DENGUE NASCER!