Em comemoração ao dia do Adolescente, Município de Pedra Lavrada realiza encontro cultural com crianças e adolescentes
A Prefeitura Municipal de Pedra Lavrada, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, juntamente com profissionais do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, promoveu diversas atividades com crianças e adolescentes,neste mês de Outubro.
Na Segunda-feira (19) aconteceu o encontro com os usuários doServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),no auditório do CRAS, localizado a Rua: Heronides Meira de Vasconcelos, S/N – Centro. Na oportunidade os usuários das oficinas de capoeira, balé e fanfarra participaram de um resgate de brincadeiras feito pela equipe técnica do CRAS em homenagem ao mês das crianças. A Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Marilene Guedes de Macedo Cordeiro,que esteve presente, frisou a importância da implantação do SCFV, como o próprio nome sugere a Convivência Social, que remete aos serviços de Proteção Social Básica, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários,bem como a participação da criança e do adolescente, remetendo a interação e aprendizado dos jovens que integram o programa.
De acordo com Marilene “a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais tem por foco a construção do espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades”.
As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, com temas variados, além de estarem inseridas em três oficinas em seu contra-turno escolar. O resgate de brincadeiras, realizado pela equipe técnica do CRAS, é de fundamental importância, pois a forma de brincar mudou, com o passar dos anos os objetivos, o tempo, e os brincantes foram se transformando. Numa sociedade cada vez mais industrializada os jogos de computadores e brinquedos eletrônicos passaram a ser mais constante na vida das crianças e adolescentes, o que torna o brincar mais individualizado. Valorizar a história e a cultura das brincadeiras das gerações anteriores pode vir a ser uma forma de apresentar as crianças e adolescentes de hoje um conhecimento que lhe proporcionará o desenvolvimento físico, social e cognitivo, promovendo assim uma reflexão sobre a forma de brincar e o que ele pode contribuir para as novas gerações.
O resgate das brincadeiras tradicionais é uma forma de valorizar a cultura lúdica infantil, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social tanto das crianças, como de adultos e idosos, aproximando assim diferentes gerações.
No dia de ontem, 20 de outubro, foi comemorado o dia nacional doa dolescente e a equipe da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho e CRAS, deseja que cada adolescente lavradense possa realizar os seus sonhos e que tracem essa fase, como uma das mais importantes de suas vidas. É na adolescencia que construímos as nossas pontes para o universo adulto. Parabéns a todos os adolescentes lavradenses!